ceratocone em curitiba tratamento avançado com cirurgia

Tratamentos Avançados para Ceratocone em Curitiba

O ceratocone é uma doença fortemente influenciada pela genética, sendo mais comum em casos em que já existem familiares com a condição. Existem cerca de 97 mil casos no Brasil e, no mundo, uma em cada 2 mil pessoas são afetadas pela doença. Assim, o ceratocone afeta a córnea, sofrendo alterações anatômicas que a deixam com formato de cone, fato que reduz a capacidade visual do paciente.

Nesse artigo, discutimos algumas das dúvidas mais comuns, como desenvolvimento da doença, formas de tratamento, entre outras questões.

Quais são os principais sintomas do Ceratocone?

Geralmente se manifestando durante a adolescência e no começo da fase adulta, o ceratocone inicialmente afeta a visão em atividades simples, como leitura e trabalho no computador. É importante um diagnóstico precoce para início de tratamento, de modo a amenizar sintomas e aumentar qualidade de vida. Sintomas iniciais são embaçamento visual, imagens ofuscadas e em alguns casos, imagens duplicadas.

Ceratocone causa cegueira?

A princípio, não. A visão pode piorar com tratamentos inadequados, que podem desmotivar, especialmente se o paciente não quer e/ou não pode realizar o transplante da córnea. Mas existem várias outras opções de tratamento que apresentam resultados interessantes. Seguem abaixo algumas das opções possíveis;

• Óculos;

• Lentes Hidrofílicas (Gelatinosas, descartáveis);

• Lentes RGPs ou Rígidas Gás Permeáveis;

• Piggyback (lentes de contato rígidas sobre lentes gelatinosas descartáveis);

• Lentes Esclerais ou SemiescleraisRGPs;

• Implante de anéis intracorneanos (realizada com laser);

• CXL ou Crosslinking: procedimento para estabilizar a progressão do ceratocone.

Ceratocone vai progredir para sempre?

Em relação à progressão da doença, apenas 5% dos casos continuam evoluindo para além dos 30 anos, em sua maioria, cessando sua progressão antes dessa idade.

Eu posso, de alguma forma, contribuir para desacelerar a doença?

A coceira de olhos é um dos principais agravantes do ceratocone, já que o hábito gera desgaste nas fibras de colágeno que compõe a córnea e afinam a camada, aumentado a irregularidade do cone. O tratamento das alergias que levam a coceira pode reduzir a progressão da doença.

Outra forma de desacelerar a enfermidade é a técnica de Crosslinking, que é feita por meio da aplicação de riboflavina e luz ultravioleta, procedimento muito utilizado para impedir o a avanço do ceratocone.

Já tenho ceratocone há alguns anos. Posso fazer o implante de anel de Ferrara?

Em geral, o tratamento para o ceratocone em Curitiba é feito através da utilização de lentes de contato rígidas. Com o passar do tempo, em alguns casos, é possível que exista um surgimento de intolerância a elas. A partir dessa conclusão, duas medidas têm costume de acontecer: transplante de córnea ou o implante de anel de Ferrara (implante de anel na córnea). A decisão entre ambos vai depender da análise do oftalmologista junto da preferência do paciente.

Eu tenho ceratocone. Vou precisar realizar o transplante de córnea?

Se tratados de maneira correta, geralmente os casos que necessitam de transplante de córnea são inferiores a 5%.

Devido ao procedimento de Crosslinking, que estabiliza a progressão do ceratocone, o número de transplantes de córnea tem diminuído bastante. Se o transplante de córnea ainda for recomendado os índices de sucesso da cirurgia costumam ser superiores a 95%. É possível que haja necessidade de correção visual através do uso de óculos e/ou lentes de contato após o procedimento.

Hospital de oftalmologia especializado no tratamento de Ceratocone em Curitiba

Em Curitiba, a OftalmoBarigui é referência no tratamento do ceratocone e outras doenças oftalmológicas.

Entre em contato conosco para maiores informações e agendamentos de consultas pelo telefone (41) 3075-2020 ou diretamente via Whatsapp: (41) 98421-8137

O Hospital OftalmoBarigui está localizado na Av. Cândido Hartmann, 1.712 Mercês – Curitiba – PR.