Tratamento de Membrana Epirretiniana em Curitiba Cirurgias Avançadas de Retina

Tratamento de Membrana Epirretiniana em Curitiba: Cirurgias Avançadas de Retina

A visão, em parceria com o resto do corpo, sofre com o desgaste natural do organismo, o que aumenta o risco a doenças oculares. Uma delas é a membrana epirretiniana.

A membrana epirretiniana afeta a retina, que localizada no fundo do olho e responsável pelo envio de imagens ao cérebro, é uma das partes mais importantes em nossa visão.

A membrana afeta a retina através do crescimento de uma camada fina de tecido fibroso por cima da mácula, parte responsável pela visão central e percepção de cores e detalhes. Isso resulta em uma piora da visão quando o tecido cobre a mácula.

A força tracional exercida pelo vítreo, líquido gelatinoso que preenche os olhos, é uma das possíveis causas do surgimento da membrana. Isso se deve ao fato de que, com a idade, o líquido tende a ficar mais rarefeito, e, portanto, mais móvel dentro do olho.

A força da tração pode resultar no descolamento da retina ou na criação de micro lesões, que desencadeiam um processo de cicatrização que leva ao crescimento da membrana epirretiniana.

Se a membrana for fina, pode não gerar nenhum sintoma, nem alteração na visão. No entanto, se for mais espessa, será percebida uma alteração na visão, e por isso, é sempre importante estar em dia com o acompanhamento médico.

Diagnostico da membrana epirretiniana em Curitiba

O diagnóstico da membrana epirretiniana é realizado através do exame de mapeamento de retina, que observa as estruturas do fundo de olho. Outros exames como a angiografia com fluoresceína e tomografia de coerência óptica (OCT) podem aumentar a precisão do diagnóstico.

A análise dos resultados é necessária para definição da realização ou não da intervenção cirúrgica.

Tratamento da membrana epirretiniana em Curitiba

O principal tratamento para membrana epirretiniana em Curitiba, é a cirurgia de vitrectomia, que remove a membrana da mácula, proporcionando melhor visão ao paciente.

Na OftalmoBarigui é utilizada a tecnologia 3D nas cirurgias de retina, o que proporciona maior precisão e segurança na realização do procedimento.

Em Curitiba, a OftalmoBarigui é referência no tratamento de membrana epirretiniana e outras doenças oftalmológicas.

Entre em contato conosco para maiores informações e agendamentos de consultas pelo telefone (41) 3075-2020 ou diretamente via Whatsapp: ((41) 98421-8137

O Hospital OftalmoBarigui fica localizado na Av. Cândido Hartmann, 1.712 Mercês – Curitiba – PR.