tratamento de glaucoma em curitiba

Tratamento de Glaucoma em Curitiba: Glaucoma na terceira idade pode aumentar o risco de quedas

Cair é algo que pode acontecer em qualquer idade, mas as quedas têm consequências diferentes para cada pessoa, quando somos mais novos temos muito mais resistência aos tombos, já na terceira idade isso já não acontece.

Além de situações normais no dia a dia de distração e desequilíbrio, problemas visuais, como o glaucoma podem causar quedas com consequências graves. Principalmente para pacientes idosos. A equipe do Hospital de Oftalmologia em Curitiba Oftalmo Barigui irão explicar mais sobre o Glaucoma no post a seguir.

Entenda o desequilíbrio do corpo humano

Muito mais do que apenas força, para manter o equilíbrio corporal algumas partes do corpo precisam estar bem como, cerebelo, labirinto, sensibilidade (proprioceptiva) e a visão.

O cerebelo é a parte do cérebro responsável por controlar o equilíbrio. Ele atua juntamente com o labirinto, órgão relacionado à audição e posição da cabeça. À sensibilidade (proprioceptiva), é formada pelos músculos, articulações, tendões e ligamentos. Da visão vem a responsabilidade pela orientação espacial e sentido de verticalidade do nosso corpo. Seja para ficar de pé ou sentado, todos esses componentes devem atuar em total sintonia, para um perfeito equilíbrio. A boa visão é fundamental para manter o equilíbrio do corpo.

Sendo assim, a visão tem um papel determinante para que a gente fique de pé, com a cabeça equilibrada e alinhada os ombros, sem cair para um lado, para frente ou para trás.

Com isso, se algo não vai bem com alguma parte do sistema corporal que é responsável pelo equilíbrio, as quedas podem passar a acontecer com maior frequência.

tratamento do glaucoma curitiba

Por que as quedas são mais comuns na terceira idade?

As alterações visuais na terceira idade tem grande diminuição com a redução da acuidade visual. Após os 60 anos de vida, existe uma diminuição, que ocorre de forma gradual, podendo chegar a 80% de perda.

Condições como a presbiopia, distúrbio da visão, tem início por volta dos 40 a 50 anos e acontece de forma gradual. A Catarata, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e o Glaucoma estão entre as condições oftalmológicas mais frequentes nos pacientes idosos.

Não é apenas a redução da visão que pode favorecer as quedas. Existem outros fatores relacionados à visão que podem contribuir como, a percepção de profundidade e o contraste.

Como os problemas de visão podem provocar quedas?

Normalmente as quedas acontecem por conta da redução do controle do equilíbrio corporal. No entanto, os problemas visuais podem levar a quedas com bastante frequência.

Condições oculares como a Catarata e o Glaucoma, são comuns na terceira idade e causam a visão embaçada, nublada e/ou turva, além da redução do campo de visual. A combinação desses fatores é uma das principais causas das quedas em idosos.

Como identificar o glaucoma e quais são os seus principais sintomas?

Sua principal característica é a perda gradual da visão.

O Glaucoma é uma condição oftalmológica que atinge mais de 60 milhões de pessoas no mundo. Seus sintomas são silenciosos e sua progressão lenta, mas é a segunda principal causa de cegueira não reversível.

Os principais sintomas do Glaucoma são:

• Diminuição da percepção de contrastes;
  • Dificuldade e lentidão para leitura;
  • Redução do campo visual;
  • Alterações na visão quando troca de ambiente claro para escuro.

Por conta disso, pacientes com Glaucoma são mais suscetíveis a perda de equilíbrio e quedas.

Como prevenir o avanço do Glaucoma e evitar quedas?

É fundamental que o paciente da terceira idade faça um acompanhamento periódico com um médico oftalmologista e que relatos de quedas ou falta de equilíbrio sejam relatados durante a consulta para que o médico realize os testes e os exames necessários para identificar uma condição ocular no paciente idoso.

Hospital Oftalmo Barigui referência no diagnóstico e tratamento do Glaucoma

Oftalmo Barigui é um hospital especializado em tratamento de glaucoma em Curitiba. Conta com profissionais altamente qualificados e experientes para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado de glaucoma em curitiba.

Entre em contato e agende sua consulta.

Telefone(41) 3075-2020

WhatsApp: (41) 98421-8137