retinopatia diabética curitiba tratamento

O que é a Retinopatia Diabética? Saiba mais sobre a doença, sintomas, cuidados e tratamento em Curitiba

A retinopatia diabética é uma patologia ocular causada pela diabete.

Além de ser muito recorrente, a perda da visão ocorre devido a alterações nos vasos sanguíneos localizados na região da retina. Por falta de circulação adequada do sangue, estes vasos podem ficar inchados, completamente vedados e, na pior das hipóteses, romperem, podendo resultar na perda da visão.

A retinopatia diabética pode acontecer em pacientes tanto com diabetes do tipo I e II.

Formas da Retinopatia Diabética

A patologia pode se manifestar de duas formas diferentes:

• Não proliferativa
  • Proliferativa

Retinopatia diabética não proliferativa

Essa é a etapa inicial da doença. Costuma acontecer de forma assintomática. Há pacientes que apresentem edema macular, que é o inchaço dos vasos sanguíneos, deixando a visão do paciente turva. Lesões nos vasos sanguíneos também são comuns.

A dilatação dos vasos pode levar a um escoamento de fluídos na região da retina, desta forma, colesterol e outras substâncias sanguíneas podem entrar em contato com a retina.

Retinopatia Diabética Proliferativa

Esta é a fase mais grave da doença. Com o alto nível de glicose no sangue, os vasos afetados podem fechar completamente, o que impede a entrada de oxigênio e outros nutrientes na retina. Como forma de contornar o problema, o corpo produz novos vasos sanguíneos.

O grande problema é que esses novos vasos são frágeis e crescem desordenadamente. Eles podem se romper, o que causa hemorragias na retina e pode levar o paciente a cegueira.

Para evitar a doença, é fundamental que o paciente diabético receba acompanhamento de um oftalmologista. Se identificado a doença em seu estágio inicial, a perda severa da visão pode ser evitada.

Causas da Retinopatia Diabética

São muitos os fatores que podem levar o paciente a apresentar retinopatia diabética. Uma de suas causas é a doença Diabete Mellitus. Com a doença, o corpo não consegue processar adequadamente alimentos com altas cargas de glicose, desta forma, estes podem se assentar nos vasos sanguíneos, o que ocasiona a doença.

Grupo Normalmente afetado

Segundo dados da OMS, pacientes com diabetes possuem cerca de 25 vezes mais chances de perder a visão em relação a pessoas não diabéticas.

Estima-se que 75% dos pacientes que apresentam diabetes a 20 anos ou mais, desenvolvem algum nível de retinopatia diabética.