covid 19 e nossos olhos

Covid 19 e nossos olhos

CONTÁGIO CONJUNTIVAL

O coronavírus SARS-CoV2 é transmitido de uma pessoa a outra por gotículas e aerossóis. Quando falamos, tossimos ou espirramos, liberamos aerossóis. Estes aerossóis carregados do novocoronavírus podem ser absorvidos por outra pessoa através das mucosas da sua boca, nariz ou OLHOS.

Estes aerossóis também podem estar presentes em objetos e superfícies tocados por uma pessoa infectada. Hoje já se sabe que, em alguns materiais, o SARS-Cov2 pode permanecer vivo por muitas horas. Ao tocarmos nestas superfícies contaminadas e levarmos as mãos à boca, nariz, ou OLHOS, podemos nos contaminar.

Infelizmente já sabemos que mesmo as pessoas completamente assintomáticas podem transmitir o vírus.

Por isso é tão importante nos cuidarmos e cuidarmos dos outros!

O uso de máscaras, idealmente as cirúrgicas, dificulta muito a transmissão destes aerossóis contaminados. Se uma pessoa infectada usa a máscara, a chance de ela transmitir o coronavírus para outra reduz muito!

Do outro lado, a higiene correta das mãos com água e sabão e o uso de álcool 70% nas mãos, inativa o vírus e consequentemente também reduz muito sua disseminação.

Tão importante quanto limpar as mãos, é higienizar muito bem todas as superfícies e objetos potencialmente contaminados. Isto inclui nossos telefones, chaves, trincos e maçanetas, sacolas e embalagens, entre outros. Sabe-se que o álcool 70% e o hipoclorito de sódio (água sanitária) são eficientes na eliminação do coronavírus.

Tags: No tags

Leave A Comment