coronavirus olho

Covid 19 e Conjuntivite

De acordo com diversos artigos científicos publicados recentemente, a conjuntivite pode ser uma das manifestações da COVID-19. Apesar de rara, ocorrendo em apenas 1% a 3% dos casos, pode ser uma das primeiras manifestações da doença ou pode aparecer já em casos mais avançados. É provável que o SARS-CoV2 seja transmitido para a conjuntiva por aerossóis ou contato das mãos contaminadas com os olhos.

Quando aparece, a conjuntivite normalmente é leve, parecida com outros tipos de conjuntivites virais, e pode ou não estar associada a sintomas respiratórios. Normalmente não exige grandes cuidados e não traz riscos à visão.

Entretanto, é importante que, na presença de olhos vermelhos, lacrimejamento, sensação de cisco nos olhos ou ardência você entre em contato com seu oftalmologista. Ele pode pedir que você compareça ao consultório para ser examinado. É importante que você siga esta orientação, pois os sintomas de conjuntivite viral podem ser facilmente confundidos com outras causas de irritação ocular. Com o exame, o médico oftalmologista pode indicar-lhe o tratamento correto.

SOBRE O CORONAVÍRUS

O vírus SARS-CoV2, ou coronavírus, tem um período de incubação longo, entre 5 a 11 dias. Os primeiros sintomas tendem a surgir após o 11º dia do contágio. Durante todo este período, e mesmo antes dos sintomas aparecerem, a pessoa infectada pode transmitir o vírus. Como estamos na fase de transmissão comunitária da doença, onde não é possível estabelecer relações de contágio / fatores de risco, se você tiver conjuntivite com as características mencionadas acima seu médico poderá orientar que faça o isolamento domiciliar rigoroso, por 14 dias.