cirurgia refrativa a laser em curitiba

Cirurgia Refrativa a Laser em Curitiba: Saiba tudo sobre o tratamento que pode eliminar a necessidade do óculos

Os nossos olhos são os principais responsáveis pelas informações que são captadas do ambiente, e para isso precisam estar saudáveis. A miopia, hipermetropia e o astigmatismo são os chamados erros de refração, condição ocular.

Muitas das vezes, devido a dificuldade visual que essas doenças podem causar, se faz necessário correção óptica (através de óculos ou lentes de contato) ou cirurgia refrativa a laser, que pode eliminar a necessidade do uso de óculos e lentes de contato.

Segundo dados do IBGE, em torno de 45 milhões de brasileiros tem alguma condição ocular, sendo que 18% deste grupo apresenta dificuldades para enxergar mesmo usando lentes de contato ou óculos.

Dentre os desafios do uso do óculos e da lente de contato podemos destacar:

  • Perda dos óculos;
  • Perda das lentes de contato em momentos importante;
  • Troca periódica de lentes e armações dos óculos;
  • Limpeza das lentes;
  • Ir à praia ou piscina com lentes de contato;
  • Troca das lentes;
  • Possibilidade de infecção ocular devido ao uso das lentes;
  • Incomodo ao praticar exercícios físicos ou atividades ao ar livre.

São diversas as condições oculares que podem afetar a visão, tornando necessário o uso de óculos ou lentes de contato.

Abaixo listamos alguns dos erros refrativos que podem ser corrigidos com a cirurgia refrativa a laser em Curitiba:

Cirurgia de Miopia em Curitiba

A miopia se caracteriza pelo foco visual se forma antes da retina. O que faz com que o paciente tenha dificuldades para enxergar de longe.

A visão é clara quando o paciente olha para coisas ou objetos que estão próximos, já quando os objetos estão mais longe a visão parece fora de forco ou embaçada. Causando dificuldade na leitura, para dirigir, praticando esportes ou até para reconhecer pessoas e objetos à distância. Podendo gerar ainda uma fadiga ocular e dores de cabeça gerada pelo esforço.

Os tipos de lentes que são usadas para a correção da miopia são as lentes negativas ou divergentes (côncavas). Quanto mais alto o grau mais espessa é a lente.

O uso do óculos faz com que a imagem que caía antes da retina agora caia exatamente em cima dela, com isso, a visão fica nítida. As lentes para miopia tem um efeito de diminuir o tamanho do rosto das pessoa que está utilizando. Esse efeito fica bem nítido em graus altos onde as lentes são mais grossas. Hoje existem lentes de correção da miopia que são bem mais finas, proporcionando um aspecto estético bem melhor para quem faz uso do óculos.

Hipermetropia

A hipermetropia é o oposto da miopia, onde o foco se forma depois da retina. A hipermetropia é um erro de refração, ocorre quando os raios luminosos incidem de maneira incorreta na retina, prejudicando a formação da imagem na área do cérebro que é responsável pela formação. Quanto mais divergente for a indecência desses raios, pior será a acuidade visual do paciente.

Normalmente o grau do hipermetrope diminui com o crescimento do olho, por isso é comum acontecer de pessoas que necessitam de óculos na infância, mas na fase adulta deixam de usar.

A hipermetropia pode também ser associada ao estrabismo acomodativo na infância, os sintomas normalmente aparecem em torno dos 2 anos de idade, a correção deve ser feita nessa fase, com a utilização de lentes de óculos adequadas.

Astigmatismo

O astigmatismo ocorre quando o foco visual ao invés de se formar em um único ponto, se forma em dois pontos. Pode correr antes e depois da retina. Gerando com isso dificuldade de visão para perto e para longe, como se faltasse foco na visão.

Muitas pessoas têm algum grau de astigmatismo, é raro encontrar um olho com formato perfeito. Acredita -se que o astigmatismo é uma condição ocular hereditária, que provavelmente pode aparecer nos filhos de quem possui astigmatismo.

É comum confundirem o astigmatismo com o olho preguiçoso (ambliopia), não se trata da mesmo condição ocular, embora o astigmatismo possa contribuir para a ambliopia.

O que é a cirurgia refrativa a laser

A cirurgia refrativa a laser é um procedimento cirúrgico que modela a córnea de forma precisa e segura, eliminando na maioria dos casos a necessidade do uso de óculos após a cirurgia.

O procedimento normalmente é bem rápido e praticamente indolor, não sendo necessário o uso de anestesia venosa, somente o se faz uso de colírio anestésico local, para reduzir o desconforto.

É necessária a realização de exames para identificar se o paciente é elegível para a cirurgia refrativa a laser e qual técnica é mais indicada. Os exames realizados são avançados, para que a cirurgia seja personalizada, atendendo as necessidades especificadas dos olhos do paciente.

A importância de indicação clínica para a cirurgia refrativa

Cada paciente possui características específicas em sua visão, a córnea de cada paciente é diferente e até o mesmo grau de miopia não significa uma curvatura de córnea similar. Sendo assim a primeira questão da cirurgia é sua personalização, de acordo com as características de cada paciente.

Segundo Dra. Fernanda Piccoli Schmitt, oftalmologista especialista em cirurgias refrativas em Curitiba, cada córnea possui um tamanho, curvatura e espessura. O laser pode se adequar às particularidades de cada uma, tornando com isso a cirurgia personalizada para cada paciente.

Essa personalização do procedimento pode ser realizada através de exames computadorizados que são feitos no pré-operatório e utilizados durante a programação do laser.

Especialista em Cirurgia Refrativa em Curitiba

Na Oftalmo Barigui contamos com oftalmologistas especializados em cirurgias refrativas a laser. Nosso hospital conta com estrutura completa para a realização de exames e cirurgias. Para maiores informações, entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

Tags: No tags

Comments are closed.