cuidados com os olhos

Como você pode cuidar dos seus olhos durante a pandemia por coronavírus Sars-Cov 2

Já sabemos que a transmissão do coronavírus pode acontecer através da conjuntiva, uma membrana fina e transparente que recobre a parte branca do olho e a parte interna das pálpebras. Sabendo disso, existem alguns cuidados que podemos tomar para diminuir o risco de sermos contaminados pelo coronavírus.

  • Mantenha higiene das mãos e antebraços com água e sabão.
  • Não toque nos olhos.
  • Não coce seus olhos – além de machucá-los, você pode se contaminar. Estamos em período de estiagem e os olhos quando mais secos podem coçar ou ficar irritados. Considere usar colírios lubrificantes. Mas atenção!! Os colírios famosos por “lavar os olhos”, aqueles que deixam o olho branquinho, podem agravar a coceira e deixar os olhos ainda mais secos! Existem ótimos colírios lubrificantes nas farmácias. Pergunte para seu oftalmologista quais opções são mais recomendadas para seu caso.
  • Se você tem alergia ocular ou rinite alérgica converse com seu oftalmologista. Ele pode te deixar com colírios específicos para este fim, que muitas vezes podem ser usados por períodos prolongados.
  • Caso precise usar colírios, lave muito bem as mãos com água e sabão antes e depois de pingá-los. Mantenha os frascos fechados e longe da umidade e da luz. Após 2 meses aberto, o colírio perde a validade e deve ser descartado.
  • Óculos de sol ou de grau podem proporcionar uma camada extra de proteção, mas não há 100% de garantia. Ainda assim você precisa se cuidar. Lembre-se de não colocar suas mãos nos seus óculos, enquanto eles estiverem no seu rosto.
  • Lembre-se que seus óculos estão em contato íntimo com seu rosto e por isso precisam dos mesmos cuidados de higiene dedicados às suas mãos e às lentes de contato. Lave-os sempre que chegar em casa com água fria e sabão. Os lencinhos específicos para limpeza das lentes dos óculos não eliminam eventuais vírus que possam estar nestas superfícies e por isso devem ser evitados neste momento.
  • Se você usa lentes de contato, considere trocá-las por óculos temporariamente. As lentes de contato não aumentam o risco de contaminação por coronavírus, entretanto os óculos adicionam uma barreira protetora aos seus olhos.
  • Se preferir manter o uso das usas LC, siga rigorosamente as instruções de higiene. Veja aqui (link para texto de LC e COVID19) como cuidar das suas lentes de contato.
  • Se você estiver cuidando de alguém doente, use, além de máscara, óculos de proteção apropriados, ou barreiras de rosto (“faceshields”). Os óculos comuns não servem para este fim.

 

 

Tags: No tags

Leave A Comment