Visão subnormal

O que é?

A visão subnormal, ou baixa visão, é identificada em pessoas que apresentam 20% ou menos da função visual, mas que ainda assim possuem alguma visão útil. A Sociedade Brasileira de Visão Subnormal estima que aproximadamente 70% a 80% das crianças diagnosticadas como cegas possuem alguma visão útil.

Qual a causa?

Ocorre por degenerações da mácula, defeitos congênitos da mácula, da retina, da córnea.

Como é feito o diagnóstico?

São realizados todos os exames necessários para a avaliação de visão subnormal no paciente que, mesmo após o tratamento de correção óptica com óculos ou lentes de contato, continua apresentando baixa acuidade visual, o que compromete a realização das atividades diárias.

Qual é o tratamento?

Depois do diagnóstico, o médico irá sugerir alguns auxílios para que o paciente possa aproveitar ao máximo o resíduo visual que possui. Esses equipamentos de auxílio podem ser ópticos (óculos esfero-prismáticos com lentes esféricas, microscópicas ou esféricas de alta potência), não ópticos (iluminação adequada, material com alto contraste, tiposcópio, etc.), ou eletrônicos (software específico, sistema de magnificação eletrônica). Esses aparelhos em conjunto proporcionam uma vida mais saudável e confortável para as pessoas com visão subnormal.