BLOG - HBO

Conheça o Argus II: olho biônico capaz de restaurar parte da percepção visual

The Argus II Retinal Prosthesis System, ou somente “Argus II” é o primeiro dispositivo capaz de devolver algumas funções visuais aprovado para uso pelo FDA (Food and Drug Administration – órgão governamental americano responsável pelo controle de equipamentos médicos, medicamentos e alimentos).

Produzido pela Second Sight Medical Products Inc., líder no desenvolvimento de próteses para retina para deficientes visuais, o “Argus II” é utilizado para tratar pacientes com avançado estágio de Retinose Pigmentar (RP), doença degenerativa que causa perda de visão. Ele já é realidade nos Estados Unidos e em parte da Europa.

Os pacientes com esta doença podem agora ter um pouco mais de independência e mobilidade, pois o olho biônico fornece estimulação elétrica da retina para induzir a percepção visual, sendo possível o reconhecimento de grandes letras e números, localização da posição de objetos, detectar faixas de pedestres na rua, até a presença de pessoas ou carros. O Argus II pode não restaurar completamente a visão, mas acaba por oferecer um avanço na qualidade de vida para pacientes incapazes de enxergar ou que, na melhor das hipóteses, enxergam apenas flashes luminosos.

O olho biônico funciona da seguinte maneira: um micro dispositivo é implantado na retina e este, por sua vez, será responsável pela recepção dos sinais enviados por uma pequena câmera presa a um par de óculos utilizado pelo paciente. Estes sinais são convertidos em pulsos elétricos, que têm o intuito de estimular as células remanescentes da retina, o que gera a percepção de padrões de luz no cérebro. O paciente aprende a interpretar os padrões visuais, recuperando assim parte da função visual.

Esta prótese traz esperança para milhares de pessoas com doenças de retina avançadas. Fruto de muita pesquisa e investimento, ela pode ser apenas o início de um futuro menos difícil para quem sofre de deficiência visual.

Publicado em: 25/09/2014

Especialidades HBO - Exames Computadorizados

O Hospital Barigui de Oftalmologia possui um amplo conjunto de equipamentos modernos para realizar os exames de seus pacientes. Veja abaixo alguns dos exames feitos pelo HBO:

- Refração: O exame de refração é feito durante a consulta para verificar a necessidade de óculos ou lente de contato. Neste caso, o autorefrator é o equipamento utilizado para aumentar a precisão da prescrição.

- Biometria Ultra-Sônica: Este é um exame indicado, principalmente, antes da facoemulsificação da catarata. Ele utiliza ultrasonografia para obter a medida do comprimento axial do olho e calcular o grau da lente intraocular que irá substituir o cristalino. Também é feito com o intuito de diagnosticar e acompanhar patologias que aumentam o tamanho do globo ocular, como o glaucoma congênito.

- Paquimetria Ultra-Sônica e Ótica: Um exame indolor e de curta duração que mede com precisão a espessura da córnea, identificando a presença de edemas ou de áreas com espessura muito fina. É indicado em pré-operatórios de muitas cirurgias, principalmente as refrativas, e também nos casos de suspeita de glaucoma e edema de córneas.

Faça uma consulta e agende seus exames ligando para (41) 3075-2020.

Publicado em: 16/09/2014

Especialidades HBO – Estrabismo

Muitas pessoas ainda têm dúvidas acerca do estrabismo, suas causas e as formas de tratamento. A maior parte dos casos de estrabismo é congênita (desde o nascimento) ou aparece entre dois e quatro anos, mas esse problema também pode acometer adultos que sofreram traumatismo craniano ou outras doenças. Ele é causado por um desequilíbrio no sistema de músculos que controlam o movimento dos olhos, por isso o desalinhamento dos olhos, também chamado de vesguice.

Quando diagnosticado, o estrabismo deve ser tratado o mais rápido possível, para que ele não acarrete uma perda visual. Os primeiros recursos utilizados pelos oftalmologistas são os óculos e o tampão. Já a cirurgia é indicada quando tratamento inicial não foi o suficiente para acabar com o desvio visual. Esta operação consiste na alteração no equilíbrio de força dos músculos extraoculares, por meio do fortalecimento ou enfraquecimento dos mesmos.

A cirurgia de estrabismo é realizada em centro cirúrgico e assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, deve ser precedida pela minuciosa análise dos exames pré-operatórios. O Hospital Barigui de Oftalmologia dispõe de profissionais especializados e de toda a estrutura necessária para o tratamento e acompanhamentos pré e pós-operatório do estrabismo.

Publicado em: 11/09/2014