Solicitação de ExamesCADASTRE-SE AQUI

BLOG - HBO

Especialidades HBO - Cirurgia de Retina e Vítreo

A Cirurgia de Retina e Vítreo é feita em casos de descolamento da retina do globo ocular, o que pode ser causado por diversas doenças. Algumas delas já apareceram por aqui no blog como, por exemplo, a Retinopatia Diabética, a Degeneração Macular Relacionada com a Idade e o próprio Descolamento de Retina.

O paciente que tem a retina descolada percebe a visão distorcida, ondulada, e uma sombra ou cortina escura que delimita o campo de visão. Estes são sintomas que aparecem gradualmente, mas que devem ser imediatamente reportados ao médico oftalmologista para que ele realize exames específicos e possa dar um diagnóstico.

Existem diversos modelos de cirurgia de retina e vítreo, sendo que cada um é mais adequado para determinado tipo, tamanho e localização do descolamento. Nos casos mais simples, o procedimento é realizado com anestesia local e o paciente é liberado para fazer o repouso em casa.

Atualmente a tecnologia oferece mecanismos que permitem que o cirurgião realoque a retina no lugar mesmo em casos de extrema gravidade.

Publicado em: 31/07/2014


Especialidades HBO – Cirurgias Refrativas

Um dos tipos de cirurgia mais realizados no Hospital Barigui de Oftalmologia é a Cirurgia Refrativa. É um procedimento simples, realizado para corrigir defeitos refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.

Os responsáveis pela rapidez da operação são os diversos equipamentos a laser que começaram a ser desenvolvidos a partir dos anos 80. Estes aparelhos fazem uso da luz ultravioleta para remodelar delicadamente a superfície da córnea e modificar sua curvatura.

Hoje os tipos mais comuns de cirurgia refrativa a laser são o Lasik, na qual o laser é aplicado nas camadas intermediárias da córnea, e o PRK, feito em uma área mais superficial, após a raspagem do epitélio da córnea. Neste último procedimento há a necessidade de o paciente utilizar uma lente de contato terapêutica, para promover a cicatrização.

Algumas orientações são transmitidas ao paciente para que ele se preserve durante o pós-operatório e tenha uma recuperação rápida: Não praticar esportes coletivos, entrar no mar ou piscina e usar maquiagem nos olhos por 30 dias; Evitar esforços físicos durante 7 dias; Evitar coçar ou esfregar as pálpebras, entre outros. Em geral, as cirurgias atingem sucesso pleno quando é feito um acompanhamento de perto pelo médico responsável.

Publicado em: 25/07/2014


Especialidades HBO - Facoemulsificação

Hoje iniciaremos uma série de postagens sobre as especialidades do Hospital Barigui de Oftalmologia. Na clínica, são realizadas diversas cirurgias e procedimentos para estabilizar e tratar complicações e patologias relacionadas aos olhos. Para começar, o texto de hoje aborda a cirurgia de facoemulsificação da catarata.

Como você já deve ter lido por aqui, a catarata é identificada pela diminuição progressiva da visão, causada pela degeneração das proteínas da lente cristalina. O único tratamento eficiente para esta patologia é a cirurgia e a facoemulsificação é uma das principais técnicas utilizadas pelos médicos.

O procedimento é realizado no ambulatório e tem curta duração. Ele consiste em uma pequena incisão, a chamada facoemulsificação, feita na córnea. Por ali, com a ajuda do ultra-som, o cristalino danificado é fracionado em partículas microscópicas e aspirado.

Para suprir a ausência do cristalino, é implantada uma lente intraocular (LIO), que funciona como um cristalino artificial. No caso da facoemulsificação, as lentes mais indicadas são as dobráveis, que podem ser injetadas pela pequena incisão dentro do olho.

O tratamento pós-operatório é feito totalmente a base de colírios e o paciente pode retornar a realizar atividades normais, como ler e dirigir, em poucos dias após a cirurgia.

Publicado em: 23/07/2014


Entre em contato conosco

Quer marcar uma consulta?


Se preferir, utilize o formulário abaixo

É facil e rápido

hidea.com - agência web