Lentes de contato são usadas para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo. Geralmente são gelatinosas (hidrofílicas), absorvem água e são flexíveis e mais confortáveis.

Porém a melhor correção óptica em córneas irregulares, como por exemplo no ceratocone, é geralmente proporcionada pelas lentes de contato rígidas.  São menos confortáveis, mas geralmente proporcionam maior estabilidade de visão, além de respeitarem melhor o metabolismo corneano, o que é muito importante, e não apenas para os casos de ceratocone.

Existem lentes de contato para serem utilizadas somente à noite. O objetivo delas é deformar um pouco a córnea, de modo a retificar sua curvatura exagerada e irregular e desse modo possibilitar a correção de miopias e astigmatismos leves. Essa é uma super especialidade da área da oftalmologia,  denominada ortoceratologia, e que pode possibilitar a compensação transitória do ceratocone.

  • LENTES DE CONTATO TERAPÊUTICAS: não visam corrigir refrações, mas funcionam como um curativo protetivo em caso de lesões do olho, úlceras, pós-operatório de cirurgias, etc.
  • LENTES DE CONTATO ESCLERAIS: lentes de grande diâmetro, que não se apoiam na córnea, dão mais conforto e compensam problemas de curvatura da córnea, como ceratocone, degeneração pelúcida, ectasias centrais e periféricas da córnea. Podem eventualmente ser um alternativa válida ao transplante de córnea.

Saiba mais sobre lentes de contato

Lentes de contato em Curitiba

Para mais informações, entre em contato conosco.